Thursday, April 19, 2007

“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 3:2)
Em 19 de abril de 2007.

As duas últimas semanas têm sido muito intensas para mim, pois além da participação nas reuniões do Senado e Câmara, que comentarei abaixo, também temos nos consolado mutuamente: amigos, familiares e irmãos de quatro pessoas do movimento de apoio, faleceram neste mesmo período e uma quinta pessoa, está hospitalizada requerendo cuidados.

Três delas faleceram num acidente de carro, no dia 8 de abril, quando retornavam de um evento evangelístico em Vitória, ES, na semana da Páscoa. Tratam-se de Patrícia Carvalho, membro da Comunidade S8 e fundadora da ABRACEH. Patrícia é inesquecível! Ainda não acreditamos que ela faleceu – era muito atuante na ABRACEH, partiu juntamente com o seu noivo Hebert Cortez, membro da Missão Metanóia, marcava presença constante e participação na ABRACEH. Também do Metanóia, está internado o Joab, para quem pedimos orações. O terceiro falecido com o Hebert e a Patrícia, foi o pastor Jesus, um dos pastores do Metanóia. Despedimo-nos dos três, no dia 9 de abril, um dia antes da minha primeira ida ao Senado, dia 10.

Na mesma semana, tivemos conhecimento de mais um precioso apoiador do movimento de apoio, que muito conversava com os ativistas do movimento pró-homossexualismo na Comunidade do Orkut, denominada Movimento de Apoio, retirada do ar: o Pastor Fábio Ramos de Carvalho, da Caverna do Adulão. A última conversa pessoal que tive com o Pr Fábio foi no Encontro das Tribos, em setembro do ano passado na Comunidade S8. Pr Fábio, homem de Deus, tinha os olhos brilhantes e a sua fronte resplandecia quando falava de JESUS! O amor do Pr Fábio pelas pessoas que não conheciam JESUS, transbordava! Amava pregar o evangelho! Pr Fábio enfartou quando, após pregação em Cuba, sentou-se embaixo de uma árvore, juntamente com outro pastor e ambos louvavam ao Senhor! Ainda aguardamos o translado do corpo do Pr Fábio de Cuba para o Brasil, previsto para amanhã, dia 20. Os familiares do Pr Fábio e irmãos de Belo Horizonte aguardam a despedida do seu corpo, amanhã, sexta-feira, dia 20.

No domingo, 15 de abril, passei o dia no Metanóia. A Denise, esposa do Pastor Enoc, do Metanóia, é irmã do Pastor Fábio, de BH. À noite, fui para a Comunidade S8 onde encontrei alguns familiares da Patrícia. Foi um dia de abraços calorosos, consolo mútuo, ao mesmo tempo que experimentávamos muita paz!

Sentiremos saudades destes irmãos queridos que amavam evangelizar e dar suporte para as pessoas que aceitavam a JESUS como Senhor e Salvador! A Comunidade S8, Missão Metanóia e Caverna do Adulão foram inspiradas por Deus para alcançarem pessoas que estão no submundo das drogas e prostituição de todo o gênero, envolvidas pelo espírito de engano. No Encontro das Tribos temos a oportunidade de ver a diversidade de ministérios levantados por Deus na atualidade, para alcançar a estas pessoas onde o Senhor tem revelado o Seu grande amor para com elas!

Mas, se por um lado estamos tristes com a perda dos nossos irmãos, também experimentamos a paz que independe das circunstâncias, pois sabemos que os nossos irmãos amados estão com o Senhor!

Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11: 25-27)

“Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14: 7-8)

“Bem-aventurados os mortos, que desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Apocalipse 14:13)

Ao velório dos irmãos que já nos despedimos do corpo, compareceram muitos que se afastaram do Senhor, marcados pela pregação e exemplo de vida dos nossos irmãos queridos, que já estão no Senhor! Diversos destes, mostraram-se tristes e desejosos de seguir ao Deus que os nossos irmãos queridos falecidos seguiam. Os nossos irmãos partiram, mas nós, que ficamos, veremos muito dos seus frutos - cremos que os arrependidos retornarão para o Senhor! Jesus morreu, mas a pregação do evangelho continuou – pois ele vive eternamente! Muitos não esquecerão do exemplo de vida da Patrícia, Hebert, Pastor Jesus, e Pastor Fábio! Deus é soberano e está no controle de tudo o que nos ocorre. Cremos no amor de Jesus, independente das circunstâncias, cremos que Deus permitiu tudo isso neste momento da história e sei que os que ficarem estarão mais inteiros na missão, de continuar a obra, preparando o caminho para as pessoas receberem o Evangelho da Salvação: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 3:2)

Sei em quem tenho crido, e foi neste espírito que na semana passada, dos dias 10 ao 12, cansada, sem tempo para me preparar adequadamente que segui viagem para o DF para estar com os Senadores Magno Malta, Fátima Cleide e Marcelo Crivela e assessor, diversos Deputados Federais e assessores, reunião com componentes do Pró-Vida Família, conforme relatório disponível no blog do Movimento de Apoio: http://movimentodeapoio.blogspot.com

O relato mais recente é o da terça-feira, dia 17, quando participei da reunião do grupo de trabalho que colocou em pauta o PLC 122/2006, dirigida pelo Senador Paulo Paim.

A relatora, Senadora Fátima Cleide, só compareceu no final da reunião para o seu fechamento, pois os Senadores priorizaram outras atividades e parecem ter enviado os seus assessores. De qualquer forma, toda a reunião é gravada e a relatora, Senadora Fátima Cleide e demais componentes da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa têm acesso ao conteúdo da mesma. A Senadora Fátima Cleide declarou que todos os presentes também receberiam cópia da transcrição de todas as falas. Após recebê-la estaremos colocando no blog do Movimento de Apoio. Não ficou claro se haveria a reunião prevista para hoje. Até o presente momento não há informação no site do Senado e ninguém sabe qual será o procedimento do Senado após esta última reunião.

A reunião do dia 17, foi avaliada como de alto nível, mas para mim foi uma reunião normal, dentro das minhas expectativas, embora fosse a primeira vez que eu estivesse participando de uma reunião como esta. Além do Exmo. Senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, sentaram-se à mesa os Juristas: Dr. Paulo Fernando Melo e a Dra. Eva Wecho. Ambos fizeram críticas aos escritos do PLC 122/2006. Estiveram presentes, Caio, representante da Associação do movimento pró-homossexualismo, os Ilmos. Senhores Deputados: Henrique Afonso, Rodovalho, padre Linhares, assessores, funcionários e convidados diversos.

O Dr. Paulo, declarou que o seu discurso visava a antever alguns equívocos a título de mera colaboração, sem nenhum juízo de valor. Eu recebi uma cópia do seu discurso, mas é grande para transcrever e estou vendo se o consigo na íntegra, via correio eletrônico, para colocá-la no blog do movimento de apoio. Visitem sempre o blog, pois nem sempre teremos como enviar e-mails.

Após discursar sobre as discriminações sofridas por diversos seres humanos já contempladas na CF/88, o Dr. Paulo pontuou 16 erros no PL 122/06. Desde a redação e os conceitos genéricos de vários termos sem uma definição clara, que poderão não ser compreendidos pelos juristas, passando pela desproporcionalidade das penas, ferindo o princípio da razoabilidade, mostrando ainda que, este PL, também quebra as regras do bom senso, porque as penas devem ter um caráter sócio-educativo e não de aspecto meramente de revide pelo ato praticado. Enfim, há muitos vícios de inconstitucionalidade, fora de sintonia e da realidade, pontuadas pelos juristas Dr. Paulo e Dra. Eva, embora esta não tenha se mostrado neutra quanto o Dr. Paulo – a Dra. Eva parece ser simpatizante do movimento politicamente organizado, pró-homossexualismo.

Após o discurso dos juristas foi passada a palavra para os presentes na reunião, tendo sido priorizado o discurso dos Ilmos. Senhores Deputados presentes: O Deputado Rodovalho, foi o primeiro a declarar que o texto do PLC 122/2006 exige cautela e estudo apurado. O segundo a discursar foi o Ilmo. Senhor Deputado Henrique Afonso. Embora sob a ameaça dos ativistas do movimento pró-homossexualismo e do PT, o Deputado Henrique Afonso continua sereno, equilibrado e firme em seus posicionamentos. Declarou que, diante de tudo o que ouviu dos juristas está certo de que este PLC 122/2006 é uma aberração jurídica! É uma ameaça aos direitos assegurados no Art. 5º da CF/88, pois a liberdade de crença terá que ser submetida à orientação sexual e não o contrário, pois o LIVRO SAGRADO é milenar e suas páginas que declaram que a homossexualidade é pecado não serão retiradas! Declarou que esta lei promoverá a desobediência civil em massa, e, especialmente, os evangélicos e os católicos praticantes irão desrespeitá-las e que não haverá espaço na cadeia para todos! Declarou ainda que não podemos combater a discriminação discriminando e alertou que aprovação do PLC 122/2006 poderá gerar preconceitos à medida que é uma lei preconceituosa. No blog Movimento de Apoio encontra-se um dos primeiros pronunciamentos do Dep. Henrique Afonso. Devemos enviar e-mails ao Dep. Henrique Afonso elogiando o seu posicionamento: dep.henriqueafonso@camara.gov.br

O terceiro Deputado a se pronunciar foi o Padre Linhares, também muito ponderado, feliz em suas colocações! O Deputado Linhares declarou que já foi psicanalista e questionou o conceito de discriminação generalizada para pessoas com convicções diferentes. Declarou que precisamos investir na educação, na cultura do respeito ao ser humano, pois não conseguimos os efeitos esperados quando a educação é rígida. Relatou a sua experiência na área escolar onde alunos que pareciam não ser recuperáveis conseguiam superar as suas dificuldades não com medidas rígidas, extremas. Declarou que uma lei não pode ter um aspecto ideológico, mas deve ser serena, educativa e mostrar respeito pelas pessoas, além de promover tranqüilidade para a sociedade e não criar dilemas e conflitos. Declarou que esta lei irá acirrar a discriminação e não irá educar as pessoas de forma a conviverem com as diferenças, pelo contrário.

Eu me identifiquei muito com a fala do Dep. Pe. Linhares, pois do ponto de vista religioso, não podemos dizer que os cristãos discriminam as pessoas que vivenciam a homossexualidade. O evangelismo e o apoio para que deixem a homossexualidade é um ato de amor e não de discriminação, pois cremos que todo e qualquer pecador precisa se arrepender e deixar os seus pecados: “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1ª. Pedro 1:16)

Foi a vez do Caio Varela, representante do movimento pró-homossexualismo se pronunciar: Caio considerou o debate frutífero, saudável e que iria encaminhar para a Senadora as ponderações do movimento pró-homossexualismo. Então, eu pedi a palavra e me foi dada pelo Senador Paim.

Num discurso não planejado, carregado de emoção com tudo o que tenho vivido estes dias, e após ouvir o discurso de todos na reunião falei para todos, mas me dirigi, especialmente, ao Caio. Não me recordo bem das minhas palavras, mas iniciei o meu discurso dizendo que eu conhecia as pessoas que vivenciavam a homossexualidade por dentro, há 18 anos, apoiando àquelas que desejam abandonar a orientação homossexual. Disse-lhes que o meu conhecimento destas pessoas não era superficial, segundo as máscaras que o movimento pró-homossexualismo costuma mostrar nas passeatas gays! Conheço as dores destas pessoas, os seus conflitos e o abuso sexual que a maioria sofreu ao longo de suas vidas. Falei que o abuso sexual é uma das principais causas do desenvolvimento da homossexualidade, pois o abuso sexual pode ser carregado de prazer, pois na maioria é feito com carinho e as crianças não podem impedir o prazer destes abusos, e que isto está estreitamente ligado ao desenvolvimento da homossexualidade de muitas pessoas na vida adulta.

Também disse que sabia que o bulying, discriminações sofridas por muitas destas pessoas ao longo da infância e adolescência, através dos apelidos recebidos, quando ainda as suas identidades não eram formadas, fez com que muitas acreditassem no que os apelidos diziam e não que eram homens e mulheres, tais como Deus as criou, conforme as Escrituras. Também disse que não há explicação científica para a homossexualidade e que a ciência não provou que existe uma causa orgânica para a homossexualidade e que existem diversos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da homossexualidade e que não caberia ali um discurso sobre as possíveis causas da homossexualidade.

Lembrei a todos que, a CID 10, publicação oficial da OMS, relata dois tipos de pessoas que vivenciam a homossexualidade: a egodistônica e a egossintônica, e que as egodistônicas, que são as que desejam deixar a homossexualidade, a OMS orienta a procurar tratamento para alterar a sua orientação homossexual. Estas, são as que o movimento de apoio tem acolhido ao longo dos anos e que o PLC 122/2006 não tem contemplado, garantindo os seus direitos, mas discriminado-as juntamente com os seus apoiadores como eu.

Por estas razões, não concordava com o rótulo de ser considerada pelo movimento pró-homossexualismo como a psicóloga mais homofóbica da face da terra, e também me sentia muito triste de saber que nos sites gays conversam declarando que irei ser presa após a aprovação desta lei.

Caio retrucou dizendo que eu trato as pessoas como doentes. Pedi para continuar o meu pronunciamento, mas o Dep. Rodovalho interrompeu pedindo para o Senador Paim e a Senadora Fátima Cleide, que acabara de chegar, encerrasse a reunião formal e continuasse-a de forma informal. Após o encerramento oficial da reunião, que foi avaliada como de alto nível por todos os presentes, dei um abraço no Caio e lhe disse que não havia nenhum ódio, nenhuma homofobia em mim pelos que vivenciam a homossexualidade sejam egodistônicos ou egossintônicos, e que o que eu queria era a garantia do direito de apoiar os que voluntariamente desejam deixar a homossexualidade e que era para ele levar este recado para o movimento pró-homossexualismo, além do meu abraço. Não tivemos reunião informal. O Caio saiu atrás da Senadora Fátima Cleide e todos os Deputados, após nos despedirmos e elogiarmos os pronunciamentos uns dos outros nos retiramos do recinto, dando-nos por satisfeitos com aquela reunião.

Amados, viram como podemos participar destas discussões e como os Senadores nos dão oportunidade para nos colocarmos? Eu não estava programada, mas me foi dada a oportunidade de falar no grupo de trabalho. Precisamos estar mais presentes, ocupando estes espaços, aproveitando as oportunidades, buscando alguma forma de comunicar, a partir do lugar que estamos falando, que é chegada a hora: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 3:2)

Após a reunião no Senado, estive presente numa reunião que tratava na questão do combate ao aborto. Sobre este tema, precisamos nos unir e estarei colocando alguns recados no blog do MOVIMENTO DE APOIO, lembrando a todos que homossexualidade, aborto, células tronco, clonagem, ... estão no mesmo pacote dos desconstrutivistas-‘queer’ e devemos participar ativamente de todas estas discussões, não nos omitindo, mas fazendo a parte que nos cabe.

No dia 21, dia do aniversário de Brasília, haverá um grande evento e os hotéis e passagens aéreas estarão com preço mais em conta. Haverão shows diversos e devemos também aproveitar este evento para levantar as nossas bandeiras a favor da família, com camisetas, faixas e bandeiras com os slogans:

VIDA SIM, ABORTO NÃO!

AMAMOS O SER HUMANO, MAS O PLC 122/2006 NÃO!

Continuem acompanhando notícias sobre o aborto e homossexualidade no blog do Movimento de Apoio: http://movimentodeapoio.blogspot.com

Mais uma vez, constatei que na Câmara e no Senado, existem homens e mulheres que foram colocados neste lugar para serem luz. Deus seja louvado! Continuemos a sustentar os nossos irmãos com oração e vamos continuar a escrever para os Senadores e Deputados da Câmara Federal para não deixarem o PLC 122/2006 ser aprovado.

Não acontecerá a reunião prevista para hoje, para continuar a discussão deste PL no Senado, conforme planejado pela Senadora Fátima Cleide. Não sabemos ainda como a Senadora irá fazer os encaminhamentos, mas é possível que seja marcada uma reunião para a semana que vem e eu gostaria de estar presente.

Quero agradecer as contribuições do ministério OIKOS para as minhas despesas de viagem, além da de alguns amigos, inclusive dos que me receberam e hospedaram no DF.

As contribuições pessoais, para as despesas nas próximas viagens poderão ser feitas no Itaú, ag. 0720, c/c 34527-1 em minha conta pessoal. Se alguém desejar contribuir com o trabalho da ABRACEH, os depósitos devem ser feitos no Banco do Brasil, ag 1251-3 c/c 24.611-5
No amor de Jesus,
Rozangela

No comments: