Thursday, April 19, 2007

Caros amigos,

O STF ouvirá especialistas para discutir 'quando a vida começa'. A Consulta, marcada para 20 de abril, é inédita e pode validar ou não pesquisa com célula-tronco embrionária.

O Ministro convocou um grupo de 17 especialistas (veja relação abaixo), entre pesquisadores, médicos e advogados que trabalham com células-tronco ou acompanham o debate ético e teórico sobre o tema. Além deles, serão ouvidos outros nove pesquisadores, autores de trabalhos nos quais Fonteles se baseou para redigir a Adin e contestar a lei.

Parece que as pessoas pensam que essa é uma questão relativa, sob as qual se admite várias "interpretações". Mas todas elas desaguam em duas únicas possibilidades: ou eu e você somos gente desde que fomos concebidos ou eu e você fomos coisa (visto que se questiona o início da nossa vida) em algum momento de nossas vidas.

Isso é absurdo!

Temos que apresentar ao STF nosso repúdio, não apenas votando corretamente nesse plebiscito surrealista, como também escrevendo e ligando para as pessoas envolvidas mais de perto com o assunto, pedindo-lhes que ponderem sobre a matéria.

O endereço do Supremo Tribunar Federal é:
Praça dos Três Poderes
Brasília - DF
CEP: 70175-900
Telefone: (61) 3217-3000

Endereços eletrônicos condensados: angelotabet@stf.gov.br; VilmarN@stf.gov.br; cgama@stf.gov.br; claudiom@stf.gov.br; fernandaR@stf.gov.br; ledam@stf.gov.br; mariangela@stf.gov.br; conceicaosm@stf.gov.br; salomao@stf.gov.br; sergiog@stf.gov.br; soniama@stf.gov.br; walter@stf.gov.br; kaiser@stf.gov.br; marizete@stf.gov.br; celso@stf.gov.br; guido@stf.gov.br; pborio@stf.gov.br; ednaip@stf.gov.br; brarmandod@stf.gov.br; eduardos@stf.gov.br; marisas@stf.gov.br; suelyc@stf.gov.br; mgilmar@stf.gov.br; rodrigom@stf.gov.br; carmemll@stf.gov.br; favetti@stf.gov.br; franke@stf.gov.br; eduardost@stf.gov.br; reginamv@stf.gov.br; marcus@stf.gov.br; erich@stf.gov.br; raquelbc@stf.gov.br; eulerb@stf.gov.br; vivianem@stf.gov.br; janeth@stf.gov.br; franciscoam@stf.gov.br; mcelso@stf.gov.br; joaobmc@stf.gov.br; adrianna@stf.gov.br; adrianeh@stf.gov.br; marcelor@stf.gov.br; flavioj@stf.gov.br; marcosp@stf.gov.br; alessandramp@stf.gov.br; marcoaurelio@stf.gov.br; paulop@stf.gov.br; martac@stf.gov.br; mpetcov@stf.gov.br; andred@stf.gov.br; rogerg@stf.gov.br;

carlak@stf.gov.br; mluciam@stf.gov.br; beatriz@stf.gov.br; gcarlosbritto@stf.gov.br; marco@stf.gov.br; gabminjoaquim@stf.gov.br; raquelj@stf.gov.br; viniciusg@stf.gov.br; franciscol@stf.gov.br; lana@stf.gov.br; renata@stf.gov.br; alexandram@stf.gov.br; evas@stf.gov.br; gaberosgrau@stf.gov.br; luisc@stf.gov.br; amandaf@stf.gov.br; dennys@stf.gov.br; manoelcarlos@stf.gov.br; davip@stf.gov.br; patriciaml@stf.gov.br; elianes@stf.gov.br; gabinete-lewandowski@stf.gov.br; anavt@stf.gov.br; helta@stf.gov.br; sergio.pedreira@stf.gov.br; gabinetedodiretorgeral@stf.gov.br; clenio@stf.gov.br; monicag@stf.gov.br; CristinaCollares@stf.gov.br; ana@stf.gov.br; angela@stf.gov.br;

camarinha@stf.gov.br; ceciliab@stf.gov.br; andreia@stf.gov.br; rosemarya@stf.gov.br; tomimatsu@stf.gov.br; ricardod@stf.gov.br; primeiraturma@stf.gov.br; cantanhede@stf.gov.br; segundaturma@stf.gov.br; silvanasl@stf.gov.br; albarisa@stf.gov.br; altair@stf.gov.br; lilianj@stf.gov.br; bergman@stf.gov.br; nayseh@stf.gov.br; kathya@stf.gov.br; arquivo@stf.gov.br; jaine@stf.gov.br; luisg@stf.gov.br; mariajr@stf.gov.br;edmilsonl@stf.gov.br; keydna@stf.gov.br; rosalina@stf.gov.br; lucilea@stf.gov.br; denisec@stf.gov.br; paulo.pinto@stf.gov.br; alexandrem@stf.gov.br; flavio@stf.gov.br; gustavo.sanches@stf.gov.br

O e-mail que eu passei foi:

Excelentíssimo/a,
Ilustríssimo/a,
Prezado/a,

Senhor,
Senhora,

Diante da iminente consulta à opinião pública sobre quando, na opinião de cada um, começaria a vida, venho trazer-lhes algumas ponderações que, espero, ajudem este Prestigiado Órgão a tomar a decisão correta neste assunto, decisão essa que não pode ser baseada em "achismos" levianos, fruto de subjetivismos e sim na verdade.

Dito em outras palavras, essa consulta popular busca saber se eu e o/a Senhor/a, POR ACHISMO, poderíamos, por um lapso temporal de até meses, deixar de ser ter sido pessoas vivas ao longo de nossa existência intra-uterina nos ventres de nossas mães.

SERÁ QUE O ACHISMO PODE MUDAR A VERDADE?

Qualquer um vê, por lógica, cientificamente, sem nenhuma consideração religiosa, que essa premissa -- a de que, por um determinado lapso temporal, não fomos seres vivos, embora já existentes em forma de células e órgãos incipientes, EM DESENVOLVIMENTO dentro de nossas mães -- que isso é o mais renomado absurdo.

É evidente que algo que está crescendo, desdobrando suas capacidades e potencialidades, está vivo. É um ser vivo. E é evidente que um ser vivo da espécie humana é ser humano. E é evidente que todo ser humano é um cidadão, que tem direitos, ainda que esteja privado de sua razão, de sua voz, nascido ou não. EU SOU O SER HUMANO VIVO, A CIDADÃ CELIA, DESDE QUE MAMÃE ME CONCEBEU. Vim ao mundo em uma data, fui registrada em outra, MAS NUNCA FUI OUTRA COISA. NUNCA FUI UMA COISA!!!!!!!!!!!!!!!

ESSA É A VERDADE.

Portanto, é necessário defender essa verdade.

Não é só a mãe que tem direitos. A criança que ela concebeu -- querendo, gostando ou não -- , que é pessoa, também os tem. E nós, nascidos e criados, que formamos o ESTADO temos que defender este irmão da fome, da guerra, da miséria, do desamor de seus pais e da cobiça científica, se assim for necessário.

ISSO É TER UMA SOCIEDADE HUMANA.

O aborto, bem como o uso de PESSOAS congeladas na forma embrionária para pesquisas, pesquisas que podem gerar monstros, dor, deformações absurdas, é anti-ético e imoral. A própria manutenção dos embriões neste estágio é anti-ética e imoral.

A NOSSA SOCIEDADE E A CIÊNCIA PODEM AVANÇAR SEM A NECESSIDADE DA MANIPULAÇÃO E MORTE DESTES POBRES SERES!

O SUBJETIVISMO NÃO PODE PREDOMINAR SOBRE A VERDADE!

A SOLUÇÃO MORAL PARA OS POBRES EMBRIÕES CONGELADOS E DESPREZADOS POR SEUS PROGENITORES É A IMPLANTAÇÃO EM MULHERES QUE POSSAM E QUEIRAM GESTÁ-LOS, NÃO O USO COMO COBAIAS DE EXPERIMENTOS.

QUE SE CRIEM LEIS QUE FAVOREÇAM ESTA PRÁTICA!

Confio, passando-lhe este e-mail, que seu VIVO E GENEROSO CORAÇÃO, que pulsava já na barriga de sua mãe, saberá acolher estas palavras e fazer-lhes eco. Eco de justiça, de verdade, que deve ser propagada aos sete ventos.


Grata pela atenção,

Celia Paravato
Rio de Janeiro

Endereços completos do STF:

PRESIDENTE: MINISTRA ELLEN GRACIE GABINETE DA PRESIDÊNCIA
SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIATelefone: 32174221 / 32174242 / 32174241Fax: 32174249
Assessor Especial da PresidênciaÂngelo Tabet (angelotabet@stf.gov.br)
Assessor-Chefe da PresidênciaVilmar Nery Lourenço (VilmarN@stf.gov.br)
Assessora InternacionalCláudia Nunes Pinta Gama (cgama@stf.gov.br)AssessoresCláudio Muradas Stumpf (claudiom@stf.gov.br)Fernanda Ribeiro Ganem (fernandaR@stf.gov.br)Lêda Marlene Bandeira (ledam@stf.gov.br)Maria Ângela Jardim de Santa Cruz Oliveira (mariangela@stf.gov.br)Maria da Conceição Serafim Mondini (conceicaosm@stf.gov.br)Salomão Almeida Barbosa (salomao@stf.gov.br)Sérgio Guizzo Dri (sergiog@stf.gov.br)Sônia Maria Jordão Pires e Albuquerque (soniama@stf.gov.br)Walter Schröder Moreira Santos (walter@stf.gov.br)
Secretaria de Comunicação SocialDelorgel Valdir Kaiser (kaiser@stf.gov.br)Telefone: 32173823Fax: 32173827
Coordenadoria de RádioMarlon HerathTelefone: 32174602
Coordenadoria de ImprensaMaria José Costa Mundim (marizete@stf.gov.br)Telefone: 32173824
Coordenadoria de TelevisãoCelso Pedroso Fontão Júnior (celso@stf.gov.br)Telefone: 32173970
Assessoria de Articulação ParlamentarGuido Faria de Carvalho (guido@stf.gov.br)Telefone: 32174041Fax: 32174045
Assessoria de CerimonialPedro Henrique Lopes Bório (pborio@stf.gov.br)Telefone: 32174063
SECRETARIA DE CONTROLE INTERNOEdna Isabel Brito Gonçalves Prandini (ednaip@stf.gov.br)Telefone: 32173802Fax: 33221072
Coordenadoria de Acompanhamento da GestãoArmando Akio Santos Doi (armandod@stf.gov.br)Telefone: 32173810Fax: 33221072
Informativo
Anna Daniela de Araujo Martins Dos Santos e Silva (annad@stf.gov.br)
Telefone: 32174028
E-Mail: informativo@stf.gov.br-->
Coordenadoria de Auditoria e FiscalizaçãoEduardo Martins dos Santos (eduardos@stf.gov.br)Telefone: 32173815Fax: 33221072
Gabinetes
GABINETE MINISTRO GILMAR MENDES (Vice-Presidente) Chefe de GabineteMarisa de Souza Alonso (marisas@stf.gov.br)Oficial de GabineteSuely de Oliveira Camargo (suelyc@stf.gov.br)Telefone: 32174175Fax: 32174189E-Mail Ministro: (mgilmar@stf.gov.br)
GABINETE MINISTRO SEPÚLVEDA PERTENCEAssessoresRodrigo Abreu Martins de Lima (rodrigom@stf.gov.br)Carmem Lucia de Lima Reis de Souza (carmemll@stf.gov.br)Rafael Thomaz Favetti (favetti@stf.gov.br)Franke José Soares Rosa (franke@stf.gov.br)Eduardo Silva Toledo (eduardost@stf.gov.br)Chefe de GabineteRegina Maria Parente Vives (reginamv@stf.gov.br)Oficial de GabineteMarcus Gil Barbosa Dias (marcus@stf.gov.br)Telefone: 32174101Fax: 32174129
GABINETE MINISTRO CELSO DE MELLOAssessoresErich Oliveira Rocha (erich@stf.gov.br)Raquel Bezerra Cândido Amaral Leitão (raquelbc@stf.gov.br)Euler Barros Ferreira Lopes (eulerb@stf.gov.br)Viviane Monici Vieira (vivianem@stf.gov.br)Chefe de GabineteJaneth Aparecida Dias de Melo (janeth@stf.gov.br)Oficial de GabineteFrancisco de Assis Macario de Oliveira (franciscoam@stf.gov.br)Telefone: 32174073Fax: 32174099E-Mail Ministro: (mcelso@stf.gov.br)
GABINETE MINISTRO MARCO AURÉLIO AssessoresJoão Bosco Marcial de Castro (joaobmc@stf.gov.br)Maria Adrianna Lobo Leao de Mattos (adrianna@stf.gov.br)Adriane da Rocha Callado Henriques (adrianeh@stf.gov.br)Marcelo Ribeiro do Val (marcelor@stf.gov.br)Flávio Jaime de Moraes Jardim (flavioj@stf.gov.br)Chefe de GabineteMarcos Paulo Loures Meneses (marcosp@stf.gov.br)Oficial de GabineteAlessandra Marreta Porangaba Barbosa (alessandramp@stf.gov.br)Telefone: 32174281Fax: 32174309E-Mail Ministro: (marcoaurelio@stf.gov.br)
GABINETE MINISTRO CEZAR PELUSOAssessoresPaulo Penteado de Faria e Silva Neto (paulop@stf.gov.br)Marta Cristina Cury Saad Gimenes (martac@stf.gov.br)Maria Cristina Petcov (mpetcov@stf.gov.br)André de Albuquerque Cavalcanti Abbud (andred@stf.gov.br)Roger Galino (rogerg@stf.gov.br)Chefe de GabineteCarla Kindler Rosanova Sotto (carlak@stf.gov.br)Oficial de GabineteMaria Lucia Fernandes Melo (mluciam@stf.gov.br)Telefone: 32174191Fax: 32174219
GABINETE MINISTRO CARLOS BRITTOAssessoresChefe de GabineteBeatriz Ventura Teixeira Coimbra (beatriz@stf.gov.br)Oficial de GabineteTelefones: 32174311 / 32174312 / 32174314 / 32174331Fax: 32174339E-Mail Ministro: (gcarlosbritto@stf.gov.br)
GABINETE MINISTRO JOAQUIM BARBOSAAssessoresGeorge Rodrigo Bandeira GalindoCarla Adriana StoccoRodrigo Golivio PereiraFlávia Beatriz EckhardtThiago Buschinelli SorrentinoChefe de GabineteGabriel de Mello GalvaoOficial de GabineteMarco Aurélio Lúcio (marco@stf.gov.br)Telefone: 32174131Fax: 32174159E-Mail Ministro: (gabminjoaquim@stf.gov.br)
GABINETE MINISTRO EROS GRAUAssessoresRaquel Lopes Jorge Siqueira (raquelj@stf.gov.br)Vinicius Gomes dos Santos (viniciusg@stf.gov.br)Francisco de Assis de Lima (franciscol@stf.gov.br)Andalessia Lana Borges (lana@stf.gov.br)Renata Braga Cordeiro de Miranda (renata@stf.gov.br)Chefe de GabineteAlexandra Mery Hansen Matsuo (alexandram@stf.gov.br)Oficial de GabineteEva dos Santos (evas@stf.gov.br)Telefone: 32174380Fax: 32174399E-Mail Ministro: (gaberosgrau@stf.gov.br)
GABINETE MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI AssessoresLuis Cláudio Coni (luisc@stf.gov.br)Amanda Flávio de Oliveira (amandaf@stf.gov.br)Dennys Albuquerque Rodrigues (dennys@stf.gov.br)Manoel Carlos de Almeida Neto (manoelcarlos@stf.gov.br)Davi de Paiva Costa Tangerino (davip@stf.gov.br)Chefe de GabinetePatrícia Maria Landi da Silva Bastos (patriciaml@stf.gov.br)Oficial de GabineteEliane Nestor da Silva Santos (elianes@stf.gov.br)Telefone: 32174256Fax: 32174279E-Mail Ministro: (gabinete-lewandowski@stf.gov.br)
GABINETE MINISTRA CÁRMEN LÚCIA
Assessores-->Chefe de GabineteAna Valéria de Oliveira Teixeira (anavt@stf.gov.br)Oficial de GabineteHelta Gomes de Lima (helta@stf.gov.br)Telefone: 32174348Fax: 32174355 / 32174369
SecretariasSECRETARIA DO TRIBUNALSérgio José Américo Pedreira (sergio.pedreira@stf.gov.br)Diretor-Geral Telefone: 32174400 / 32174403 E-Mail: gabinetedodiretorgeral@stf.gov.br Coordenador do Gabinete do Diretor-GeralClênio Moreira Castañon (clenio@stf.gov.br)Telefone: 32174401Fax: 32174412
Assessoria JurídicaMônica Maria Gomide Madruga Ribeiro (monicag@stf.gov.br)Telefone: 32174427Fax: 32174428
Assessoria de Gestão Estratégica Maria Cristina Collares de Sousa (CristinaCollares@stf.gov.br)Telefone: 32174419 / 32174417Fax: 32174429
SECRETARIA JUDICIÁRIA Ana Luiza Mottecy Veras (ana@stf.gov.br)Telefone: 32173613Fax: 32173614
Coordenadoria de Processamento Inicial Angela Berenice de Camargo Neves Duarte (angela@stf.gov.br)Telefone: 32173636
Coordenadoria de Processamento do Plenário Maria Das Graças Camarinha Caetano (camarinha@stf.gov.br)Telefone: 32173664Fax: 32173614
Coordenadoria de Processamento da Primeira TurmaCecília Maria Pinheiro Montenegro Bugarin (ceciliab@stf.gov.br)Telefone: 32173690
Coordenadoria de Processamento da Segunda TurmaAndréia Fernandes de Siqueira (andreia@stf.gov.br)Telefone: 32174054
Coordenadoria de Processamento Final Rosemary de Almeida (rosemarya@stf.gov.br)Telefone: 32173647Fax: 32173649
SECRETARIA DAS SESSÕES Luiz Shiyoji Tomimatsu (tomimatsu@stf.gov.br)Telefone: 32173729Fax: 32173738
Coordenadoria de Sessões da Primeira TurmaRicardo Dias Duarte (ricardod@stf.gov.br)Telefone: 32173742Fax: 32173738E-Mail: (primeiraturma@stf.gov.br)
Coordenadoria de Sessões da Segunda TurmaCarlos Alberto Cantanhede (cantanhede@stf.gov.br)Telefone: 32173746Fax: 32173738E-Mail: (segundaturma@stf.gov.br)
Coordenadoria de Taquigrafia e EstenotipiaSilvana de Souza Leite (silvanasl@stf.gov.br)Telefone: 32173761Fax: 32173774
Coordenadoria de Acórdãos Alba Risa Cavalcante de Medeiros (albarisa@stf.gov.br)Telefone: 32173778
SECRETARIA DE DOCUMENTAÇÃO Altair Maria Damiani Costa (altair@stf.gov.br)Telefone: 32173499Fax: 32173502
Coordenadoria de BibliotecaLílian Januzzi Vilas Boas (lilianj@stf.gov.br)Telefone: 32173508Fax: 32173512
Coordenadoria de Analise de Jurisprudência Bergman Holiday Ananias Bomfim (bergman@stf.gov.br)Telefone: 32173535Fax: 32173537
Coordenadoria de Divulgação de Jurisprudência Nayse Hillesheim (nayseh@stf.gov.br)Telefone: 32173573Fax: 32173570
Coordenadoria de Guarda e Conservação de DocumentosKathya Scarlet O'Hara Campelo Bezerra (kathya@stf.gov.br)Telefone: 32173593E-Mail: (arquivo@stf.gov.br)
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Jaine Mailda Pena Cirqueira (jaine@stf.gov.br)Telefone: 32173201Fax: 33221811
Comissão Permanente de Licitação Luis Gonzaga de Carvalho (luisg@stf.gov.br)Telefone: 32173181Fax: 32173182
Coordenadoria de Orçamento e Finanças Maria José Rabêlo dos Santos (mariajr@stf.gov.br)Telefone: 32173170Fax: 32173176
Coordenadoria de Material e Patrimônio Edmilson Palma Lima (edmilsonl@stf.gov.br)Telefone: 32173133Fax: 32173143
Coordenadoria de SegurançaKeydna Alves Lima Carneiro (keydna@stf.gov.br)Telefone: 32173223Fax: 33232380
Coordenadoria de Manutenção e Serviços GeraisRosalina Duarte de Moura (rosalina@stf.gov.br)Telefone: 32173097Fax: 33223735
SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOSLuciléa Zaban Carneiro (lucilea@stf.gov.br)Telefone: 32173303Fax: 32173300
Coordenadoria de Administração de PessoalAmarildo Vieira de OliveiraTelefone: 32173299
Coordenadoria de Desenvolvimento de PessoalRenata Lucena Freire de SouzaTelefone:
SECRETARIA DE SERVIÇOS INTEGRADOS DE SAÚDEOsmar Willian Vieira Telefone: 32173370Fax: 32173371
Coordenadoria de Assistência Médica e OdontológicaDenise Gomes Cidade (denisec@stf.gov.br)Telefone: 32173381
SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOPaulo Roberto da Silva Pinto (paulo.pinto@stf.gov.br)Telefone: 32173459/32173410Fax: 32173457
Coordenadoria de AtendimentoAlexandre Marcus de Assunção Sousa (alexandrem@stf.gov.br)Telefone: 32173416Fax: 32173457
Coordenadoria de TecnologiaFlávio Abreu Amorim (flavio@stf.gov.br)Telefone: 32173473Fax: 32173457
Coordenadoria de SistemasGustavo Sanches (gustavo.sanches@stf.gov.br)Telefone: 32173488Fax: 32173457 OS CONVOCADOS Mayana Zatz Profissão: Geneticista Atividades: É professora-titular da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Distrofia Muscular. Atua com aconselhamento genético e estuda células-tronco Ricardo Ribeiro dos Santos Profissão: Médico Atividades: Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador científico do Hospital São Rafael (BA). Estuda terapia de células-tronco para doenças degenerativas Patrícia Helena Lucas Pranke Profissão: Farmacêutica Atividades: É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da PUC-RS, além de presidente do Instituto de Pesquisa com Célula-Tronco Moisés Goldbaum Profissão: Médico Atividades: É professor do departamento de Medicina Preventiva da USP. Atua na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia e desigualdades sociais Rosália Mendez-Otero Profissão: Médica pesquisadora Atividades: É professora-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro; estuda a plasticidade do sistema nervoso e o uso de células-tronco para tratar derrames Luiz Eugenio Araújo de Mello Profissão: Médico Atividades: É pró-reitor de Graduação da Unifesp, vice-presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. Atua com células-tronco e fisiologia Antonio Carlos Carvalho Profissão: Médico Atividades: Doutorado em Ciências Biológicas pela UFRJ. Coordenador de pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras e professor visitante do Albert Einstein College of Medicine, EUA Débora Diniz Profissão: Antropóloga Atividades: É diretora-executiva da ONG Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) e professora da Universidade de Brasília (UnB) Lygia da Veiga Pereira Profissão: Biofísica Atividades: É professora associada da Universidade de São Paulo, com experiência em genética humana. Foi a primeira a trabalhar com células-tronco embrionárias no País, importadas dos EUA Marco Antonio Zago Profissão: Médico Atividades: É diretor da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, professor da USP e membro da Academia Brasileira de Ciências. Estuda células-tronco adultas Tarcísio Eloy P. de Barros Filho Profissão: Médico Atividades: Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da USP, é especialista em lesões na coluna e testa terapias com células-tronco Oscar Vilhena Vieira Profissão: Advogado especialista em direitos humanos Atividades: É professor da Escola de Direito da FGV e da PUC-SP e diretor-executivo da Conectas Direitos Humanos Milena Botelho Pereira Soares Profissão: Bióloga Atividades: Ligada à Universidade Estadual de Feira de Santana, à Fiocruz/BA e à Fundação Oswaldo Cruz. Atua com terapia com células-tronco e biotecnologia Drauzio Varella Profissão: Médico Atividades: Dirige, ao longo do Rio Negro, um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras para testar no combate a células tumorais malignas e a bactérias resistentes a antibióticos Stevens Kastrup Rehen Profissão: Neurocientista Atividades: Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e professor da UFRJ, cultivou as primeiras células-tronco embrionárias nacionais após a lei Radovan Borojevic Profissão: Biólogo Atividades: É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa regeneração de tecidos, terapia celular, biomateriais e bioengenharia Esper Abrão Cavalheiro Profissão: Pesquisador Atividades: Ex-presidente do CNPq e da CTNBio, é professor-titular da Universidade Federal de São Paulo; com estudos sobre epilepsia e neurologia experimental

No comments: