Tuesday, March 13, 2007

MANIFESTO ANGLICANO
ENVIADO PELA SECRETARIA mcz: secretariamcz@superig.com.br


Recife (PE), 10 de março de 2007.
Exmo(a)s Sr(a)s Senadore(a)s
Senado Federal
Brasília – DF

Excelentíssimo(a)s Senhore(a)s,

A Diocese Anglicana do Recife – Comunhão Anglicana vem, pela presente, se dirigir a Vossas Excelências, em caráter de urgência, diante da possibilidade de votação nessa Câmara Alta do PL 5003/2001-PLC 122/2006, votado ao apagar das luzes da última Legislatura, às pressas, com plenário esvaziado, e sem o devido exercício do contraditório. O referido texto, na realidade heterofóbico, eivado de preconceitos, é atentatório não somente aos valores caros à nossa nacionalidade, mas ao pleno exercício da liberdade religiosa.

Coerentes com a visão de cidadania e de ética pessoal e social definidos pelas diversas jurisdições anglicanas do Brasil em manifesto público do “Movimento Anglicano por Uma Causa Comum”, apelamos para Vossas Excelências para que o texto não seja votado na sessão da próxima terça-feira, dia 13.03.2007, mas, retirado de pauta, seja acuradamente reestudado, ouvidos todos os segmentos interessados da Sociedade Civil.

Atenciosamente,

W Dom Robinson Cavalcanti
Bispo da Diocese do Recife – Comunhão Anglicana


07-12-2006 MANIFESTO ANGLICANO

Manifesto Anglicano

A Agenda Heterofóbica e a Ameaça à Liberdade Religiosa

Nós, representantes de diversas jurisdições integrantes do "Movimento Anglicano por uma Causa Comum", preocupados com a preservação da Liberdade Religiosa na sociedade e no Estado Democrático de Direito no Brasil, crescentemente ameaçada por uma agressiva ideologia secularista, que distorce o conceito de Estado Laico em Estado Anti-Religioso, reafirmamos o papel histórico, cultural, social e moral das religiões – particularmente do Cristianismo – na formação e preservação da nossa Nacionalidade, e o direito ao exercício responsável da cidadania, a partir da experiência da fé e dos valores emanados da Revelação, rejeitamos a equivocada concepção de se enclausurar a fé na irrelevância da mera individualidade e subjetividade, ou nos espaços físicos dos lares e dos templos, e alertamos para a concreta ameaça à Liberdade Religiosa neste País, a partir de uma agenda heterofóbica cada vez mais adotada por setores da mídia e dos Poderes da República, financiada, inclusive, com o dinheiro do contribuinte não-consultado.

O projeto de Lei nº.5003/01, de autoria da Deputada Iara Bernardes (PT-SP), aprovado na Câmara dos Deputados, porém ainda sujeito a emendas e deliberações do Senado Federal e de vetos do Presidente da República, criminaliza todos os cidadãos que, respeitando os direitos civis e a dignidade da pessoa humana, ousarem discordar da agenda homossexual.

O consenso histórico das Igrejas Cristãs tem ensinado que o homossexualismo é um desvio do projeto original de Deus, e decorrência do Pecado Original, que a sua inclinação é uma tentação e a sua prática um pecado. A heterossexualidade é normativa, e as famílias devem ser defendidas. A não-ordenação sacerdotal e a não-bênção sobre uniões entre pessoas do mesmo sexo, e a não-aceitação de expressões erótico-afetivas dessa opção em espaços particulares é um direito e um dever da coerência cristã. Necessitamos, pois, de um claro pronunciamento dos Poderes Públicos (como aconteceu com a Suprema Corte de Justiça do Canadá) de que esse posicionamento histórico das Igrejas deve ser assegurado, aos níveis da instituição, da hierarquia e dos fiéis, vedada qualquer ameaça ou criminalização.

O apóstolo Pedro, no Livro dos Atos dos Apóstolos, nos chama a atenção que "devemos antes obedecer a Deus do que aos homens", e a Igreja de Jesus Cristo tem se movido, ao longo dos séculos, tantas vezes, pelo sangue derramado por seus mártires, que foram presos, torturados, exilados ou executados por serem coerentes com a sua fé e por não negociarem os seus princípios diante da tirania do Estado. Deus não nos deu um "espírito de covardia"'.

Apelamos à Sociedade Civil e à Sociedade Política para que prevaleça o bom senso e o Direito, que a Liberdade Religiosa não seja agredida. Como cristãos, cidadãos responsáveis e contribuintes, exigimos que nossos direitos sejam plenamente assegurados, e que o verdadeiro Laicismo Republicano – que não se confunde com a ideologia secularista, com o "politicamente correto", ou com a agenda gay – seja mantido e afirmado.
Recife (PE), 30 de novembro de 2006.
Diocese do Recife (DR) – Comunhão Anglicana – Sob Autoridade Primacial da Igreja Anglicana no Cone Sul da América
Revmo. Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti
Bispo Diocesano
Igreja Anglicana do Brasil (IAB) – Comunhão Anglicana Independente
Revmo. Dom Ricardo Lorite de Lima – Arcebispo Primaz
Revmo. Dom Rui Costa Barbosa – Bispo Coadjutor
Revmo. Dom Célio França Spinelli – Bispo de Diocese Anglicana Thomas Becket e Vigário Geral da Arquidiocese Thomas Cranmer
Rev. Getúlio Gutemberg
Igreja Episcopal Reformada (IER) – Diocese Protestante Episcopal Reformada
Arquidiocese para o Brasil e a América Latina
Revmo. Dr. Sebastião Mendes de Freitas – Bispo Primaz
Revmo. Bispo Francisco Buzzo Rodrigues – Bispo Auxiliar
Igreja Anglicana Ortodoxa do Brasil (IAOB) – Distrito Missionário
Comunhão Anglicana Ortodoxa
Rev. Hermany Soares+ (Paróquia Cristo Redentor)
Rev. Adriano Oliveira+ (Ponto Missionário Cristo Rei)
Rev. Flávio Conti+ (colaborador fraterno)
Rev. Virgílio Torres+ (colaborador fraterno)
Igreja Anglicana Missionária do Redentor(IAMR)
Revmo. Dom Marcos Fradique Bezerra – Bispo Primaz
Revmo. Dom Antônio Pessoa Leite – Bispo Auxiliar
Igreja Anglicana Brasileira (IABRA) – Diocese Agostinho de Cantuária
Revmo. Dom Alexandre Macedo Maia – Arcebispo Primaz do Brasil
Igreja Anglicana Latino Americana no Brasil (IALAB)
Revmo. Dom Geraldo Santos de Magela Neto
Igreja Episcopal do Evangelho Pleno (IEEP)
Revmo. Dom Josué Souza Torres – Primaz
Rev. Côn. Sandro Bussinger Sampaio – Arcediago
(+) Integra, ainda, o Movimento Anglicano "Por Uma Causa Comum", a Iglesia Católica Anglicana del Equador (ICAE).
Secretaria Diocesana
Escritório Maceió-AL
(81) 9111.7172
"Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei" ( Is.65:24).
http://www.iacb.org.br/artigos_detalhes.php?id_artigo=47

No comments: