Thursday, March 15, 2007

PRONUNCIAMENTO DO DEP TAKAYAMA

O pronunciamento do deputado federal Takayama (PMDB-PR), em 30/11/2006 ajuda a mostrar como o PL 5003/2001 de autoria de Iara Bernardi (PT-SP) que, na prática, inventa o crime de "homofobia", foi colocado em votação e aprovado traiçoeiramente na Câmara dos Deputados, numa 5a feira, dia em que não se colocam em votação projetos polêmicos, sem discussão e com a Casa esvaziada.


CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Sessão: 195.4.52.O Fase: OD Data: 29/11/2006

O SR. TAKAYAMA - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Tem V.Exa. a palavra.

O SR. TAKAYAMA (PMDB-PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de manifestar a minha tristeza e indignação com um projeto colocado em extrapauta na quinta-feira última, que, acredito, de forma arbitrária. Quero acreditar que não tenha sido proposital, Sr. Presidente, mas a arbitrariedade foi cometida aqui.

O projeto de lei da ilustre Deputada Iara Bernardi trata de matéria altamente polêmica e da maior relevância para a sociedade brasileira. Acontece que há um acordo nesta Casa que não se coloca em pauta projeto de lei na quinta-feira, principalmente os polêmicos. E esse assunto cria um sentimento de desconfiança, numa hora em que a Casa, os Deputados precisam voltar a ter credibilidade não somente perante a opinião pública, mas também perante a imprensa de forma geral.

Esse relevante projeto de lei, de autoria da ilustre Deputada Iara Bernardi, deveria ter sido discutido aqui. Vários outros projetos foram apensados, de tal forma que questões polêmicas deram origem atéa um substitutivo. A atitude tomada pela Mesa não somente coloca em dúvida os acordos tomados nesta Casa, como também gera esse sentimento de alta desconfiança naqueles que devemos julgar de confiança. Houve a garantia do Presidente de que nas quintas-feiras não entrariam na pauta projetos polêmicos, e não foi isso o que ocorreu.

Nós, cristãos, estamos nos sentindo apunhalados com a votação, em regime de urgência, de um projeto de alta relevância colocado em extrapauta numa quinta-feira. Isso agride o sentimento dos cristãos do Brasil.

Deixo registrados o meu voto de contrariedade e meu protesto. O projeto foi aprovado de forma traiçoeira, além do pequeno quorum na Casa, porque era um assunto polêmico e todos os Deputados tinham de estar nos seus municípios vendo as emendas que deveriam ser colocadas.

Isto posto, manifesto minha indignação com o sentimento de respeito ferido, gerando no meu coração uma profunda desconfiança da seriedade que algumas pessoas deveriam ter.
Refiro-me, Sr. Presidente, ao projeto que trata da discriminação, que deveria ser discutido exaustivamente nesta Casa, porque fere os princípios cristãos em um país que se diz cristão.

Manifesto meus votos de desconfiança e de indignação desta tribuna, Sr. Presidente.



http://www.camara.gov.br/internet/sitaqweb/TextoHTML.asp?etapa=3&nuSessao=195.4.52.O&nuQuarto=141&nuOrador=3&nuInsercao=0&dtHorarioQuarto=18:40&sgFaseSessao=OD%20%20%20%20%20%20%20%20&Data=29/11/2006

No comments: